Especialista do HFI explica que cosméticos podem causar reações alérgicas

Xampu, hidratante, cremes para acnes e rugas: são muitos os produtos utilizados rotineiramente para manter a higiene e a beleza. Entretanto, muitos deles apresentam em sua composição substâncias alergênicas. “A alergia a cosméticos, também conhecida como hipersensibilidade, se deve ao contato da pele com diferentes ativos e substâncias presentes nas formulações”, explica a dermatologista do Hospital Federal de Ipanema, Márcia Senra. A médica esclarece as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Confira abaixo:

Ureia, petróleo, parabenos e corantes são ingredientes comuns na maioria das fórmulas cosméticas?
Sim. Eles ajudam a combater o ressecamento, envelhecimento precoce e outros problemas na pele. Mas também podem causar irritações e alergias cutâneas, placas vermelhas altas e olhos inchados. A indústria cosmética está investindo cada vez mais em produtos livres de parabenos, uma substancia alergênica.
Quais cosméticos podem causar alergias?
Cremes hidratantes, maquiagem – principalmente as vencidas -, perfumes, esmaltes, óleos para a pele, produtos químicos para os cabelos, produtos para acnes, antirrugas e anestésicos locais.
Quais são os sintomas mais comuns neste tipo de alergia?
Vermelhidão, inchaço local, formação de bolhas, pálpebras vermelhas e coceira.
É preciso testar um cosmético antes de começar a usá-lo?
O ideal é aplicar o produto em uma pequena aérea e observar se o corpo apresenta alguma reação alérgica: vermelhidão, coceira ou inchaço, por exemplo. O teste alérgico também é interessante para a pessoa descobrir o que pode ou não ser usado.
O peeling em excesso prejudica a saúde da pele?
Sim, o peeling deixa a pele mais fina e sensível, principalmente quando a pessoa fica muito exposta ao sol.
O rosto sofre mais com as alergias?
Sim, devido à quantidade de cosméticos como maquiagens e cremes usados no dia-a-dia especialmente nas pálpebras e lábios. Mas a alergia também pode ir para no pescoço, braços, antebraços e mãos.
Qual o tratamento ideal para alergia a cosméticos?
O médico vai passar anti-inflamatórios e anti-histamínicos Esses medicamentos controlam os sintomas alérgicos. O certo é a pessoa observar seu tipo de pele e evitar o uso de cosméticos inadequados. Por exemplo, se a pessoa tem muita acne e passa um produto oleoso, vai aumentar a oleosidade e pode apresentar outras reações alérgicas. Ler o rótulo é fundamental.
Erica Santos – Comunicação Interna e Conteúdo Web
Fonte: Intranet MS

«« Voltar

Rua México, 128 - Castelo Rio de Janeiro - RJ, 20031-142

Exibir mapa ampliado