GESTÃO DE PESSOAS – RESIDÊNCIA MÉDICA

Programa de Residência

A Divisão de Gestão Administrativa (DIGAD) do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro organiza a seleção pública de residentes para atuarem nos hospitais federais (Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores), no INCA e no Instituto Nacional de Cardiologia, além de algumas unidades municipais e estaduais de saúde. O concurso geralmente acontece em novembro, com ingresso dos aprovados em fevereiro do ano seguinte.

A Residência Médica é uma pós-graduação caracterizada por treinamento em serviço, com supervisão dos preceptores e chefes dos serviços. O curso pode durar de um a cinco anos, de acordo com a especialidade médica.

No Brasil, a Residência Médica foi regulamentada em 1977, quando também foi criada a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Apesar de não ser obrigatória, é a principal forma de especialização médica.

RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM

A Residência de Enfermagem é uma parceria do NERJ com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo essas as unidades acadêmicas responsáveis pelo programa de pós-graduação. O curso é um treinamento profissional para graduados na área, com duração de dois anos e oferta de uma bolsa de estudos para os participantes no mesmo valor da oferecida pela Residência Médica.

A fonte pagadora é o NERJ, que oferece 53 vagas na área de Clínica e Cirúrgica (UNIRIO) e 10 vagas em Saúde Coletiva (UFF). O ingresso no programa se dá por meio de concurso público, com inscrição entre outubro e dezembro e prova em janeiro do ano seguinte. A residência geralmente começa no início de março. Os candidatos aprovados no concurso são distribuídos nos hospitais do SUS conveniados ao NERJ e às duas universidades, de acordo com a ordem de classificação.

RESIDÊNCIA DE FARMÁCIA

A Residência de Farmácia é uma parceria da DIGAD com a Universidade Federal Fluminense (UFF), unidade acadêmica responsável pelo programa de pós-graduação. O curso é um treinamento profissional para graduados em Farmácia, com duração de dois anos e oferta de 20 vagas. Os participantes recebem uma bolsa de estudos no mesmo valor da oferecida pela Residência Médica, tendo o NERJ como fonte pagadora.

O ingresso no programa se dá por meio de concurso público, com o período de inscrição entre outubro e dezembro e prova em janeiro do ano seguinte. A residência geralmente começa no início de março. Os candidatos aprovados no concurso são distribuídos nos hospitais do SUS conveniados ao NERJ ou à UFF, de acordo com a ordem de classificação no concurso.

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família é uma parceria do NERJ com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), unidade acadêmica responsável pelo programa. Trata-se de um treinamento profissional para graduados na área de Saúde, com duração de dois anos e oferta de uma bolsa de estudos no mesmo valor da oferecida pela Residência Médica.

A fonte pagadora é o NERJ, que oferece 21 vagas para as áreas de Medicina (5 vagas), Enfermagem (5), Odontologia (5), Serviço Social (2), Fisioterapia (2) e Nutrição (2). O ingresso no programa é por meio de concurso público realizado pela ENSP. Os candidatos aprovados na seleção atuarão em unidades do SUS.

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA

A Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva é uma parceria da DIGAD com o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ), unidade acadêmica responsável pelo programa de pós-graduação. O curso se caracteriza por treinamento profissional para graduados na área de Saúde, com duração de dois anos e oferta de 10 vagas.

Os participantes recebem uma bolsa de estudos no mesmo valor da oferecida pela Residência Médica, tendo o NERJ como fonte pagadora. O ingresso no programa é por meio de concurso público, realizado pelo IESC. Os candidatos aprovados na seleção atuarão em unidades do SUS.

«« Voltar

Rua México, 128 - Castelo Rio de Janeiro - RJ, 20031-142

Exibir mapa ampliado