DGH – Departamento de Gestão Hospitalar

Departamento de Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro

O DGH é responsável pela gestão dos seis hospitais do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Hospital Federal de Bonsucesso, do Andaraí, dos Servidores do Estado, de Ipanema, da Lagoa e Cardoso Fontes). Subordinado à Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS), o órgão integra operacional e assistencialmente os serviços de saúde vinculados ao Ministério da Saúde, ampliando sua eficiência e eficácia.

Coordenação Geral de Administração

A CGAD é responsável por coordenar, planejar e supervisionar a execução das atividades relativas à organização e modernização administrativa do DGH e das Unidades Hospitalares, tais como as referentes à administração de pessoal, orçamento e finanças, patrimônio, material, obras, instalações, manutenção de equipamentos, limpeza, vigilância, portaria, rouparia e alimentação. As ações fundamentais da CGAD têm sido desenvolvidas desde a intervenção federal em março de 2005, anteriormente à criação do próprio Departamento de Gestão Hospitalar. Desde esse período vem garantindo o abastecimento das unidades hospitalares federais com medicamentos, bens, insumos e serviços necessários ao pleno funcionamento de forma otimizada.

Coordenação Geral de Assistência Hospitalar

A Coordenação Geral de Assistência Hospitalar organiza a assistência prestada pelas unidades federais à população. É responsável pela definição do perfil de cada hospital, determinando o volume de atendimentos e quais serviços serão prestados, bem como a forma de acesso dos pacientes, ou seja, a regulação de leitos e serviços.

Coordenação de Gestão de Pessoas

A Coordenação de Gestão de Pessoas (COGESP) é responsável por coordenar, planejar, assessorar, executar, monitorar e supervisionar as ações, atividades, projetos e programas relativos à organização e modernização dos processos de trabalho e da gestão de pessoas, por competências, do DGH, e das Unidades Hospitalares Federais, tais como, as referentes a gestão de pessoal e do trabalho, dos servidores efetivos, colaboradores e prestadores de serviços terceirizados, o Programa de Educação Permanente (PEP) e a elaboração do Plano Anual de Capacitações (PAC), visando a qualificação dos profissionais, e seus processos de trabalho, nas áreas administrativas e técnico-assistenciais em saúde. As atuações fundamentais da COGESP constam de suas competências setoriais, estando vinculada gerencialmente a CGAD – Coordenação Geral de Administração.

«« Voltar

Rua México, 128 - Castelo Rio de Janeiro - RJ, 20031-142

Exibir mapa ampliado