DIVISÃO DE CONVÊNIOS NOTÍCIAS      RH      LICENÇAS MÉDICAS COMPRAS UTILIDADES CONCURSO
    home
   RH    
   Residência
  > Médica
  > Enfermagem
  Palestras  
   Convênios Inst.
    Trein. e Capac.
 
 

RESIDÊNCIA EM FARMÁCIA HOSPITALAR
 
1. Histórico
 
Trata-se de um curso de especialização, sob a forma de treinamento em serviço, na área de concentração: Assistência Farmacêutica em Farmácia Hospitalar, nos moldes de Residência.
 
Criado em 1997 baseado no Convênio de Cooperação Técnica entre o Ministério da Saúde, através de seu Escritório de Representação no Estado do Rio de Janeiro, e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com a interveniência da Faculdade de Farmácia, para Implantação, acompanhamento e desenvolvimento de atividades, programas e projetos de recursos humanos na área de farmácia.
 
2. Objetivo
 
Proporcionar ao Farmacêutico o acesso a um conjunto de atividades/ações que articulem os conhecimentos referentes a pesquisa, a extensão e ao ensino da Farmácia Hospitalar, qualificando-o como profissional crítico e inserido no debate sobre o desenvolvimento técnico-científico.
 
3. Justificativa da Criação do Curso:
 
Tem como finalidade atender as diretrizes expressas na Lei nº 8.080/90, que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS), dentre as quais sobressai a organização de um sistema de formação de recursos humanos atendendo todos os níveis de ensino, bem como a elaboração de programas de permanente aperfeiçoamento pessoal (Artigo 27, I).
 
A Residência de Farmácia, tal como concebida, caracteriza-se como um programa de capacitação do Farmacêutico, de forma contínua e constante, através da articulação entre conhecimento e a ação, no contexto de organização e funcionamento do SUS.
 
Ainda como referência ao Artigo 27 (Lei nº 8.080/90), o Parágrafo Único prevê que os serviços públicos que integram o Sistema Único de Saúde – SUS, constituam campo de prática para ensino e pesquisa, mediante normas específicas, elaboradas conjuntamente com o sistema educacional.
 
4. Comissão Executiva Operacional do Convênio UFF/MS:
 
Pela Universidade Federal Fluminense:
 
Elizabeth Rocha de Souza (coordenadora do curso)
 
Nícia Mafalda (vice-coordenadora do curso)
 
Pelo Ministério da Saúde:
 
Náira Villas Bôas Vidal de Oliveira
 
Sônia Lucia Andrade Mascarenhas
 
5. Cronograma das Disciplinas do Curso:
 
O curso tem duração prevista para 24 (vinte e quatro) meses e o exercício dos segmentos ensino, pesquisa, extensão e assistência está demonstrado abaixo:
 
5.1. Ensino – serão ministradas as disciplinas apresentadas nos quadros I e II:
 
Quadro I
 
DISCIPLINAS NO 1º ANO CARGA HORÁRIA NÚMERO DE CRÉDITOS
POLÍTICA DE MEDICAMENTOS 30 2 (*)
FARMACOVIGILÂNCIA 30 2 (*)
ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA HOSPITALAR 30 2 (*)
METODOLOGIA DA ASSISTÊNCIA EM FARMÁCIA HOSPITALAR 30 2 (*)
MECANISMO DE AÇÃO DE SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS 30 2 (*)
FARMACOTÉCNICA HOSPITALAR 30 2 (*)
FARMACOCINÉTICA CLÍNICA 30 2 (*)
DIDÁTICA 60 4 (*)
METODOLOGIA DA PESQUISA 30 2 (*)
BIOESTATÍSTICA 30 2 (*)
 
No 2º ano da residência em farmácia, o aluno deverá realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Assistência Farmacêutica, conforme apresentado no quadro II:
 
Quadro II
 
DISCIPLINAS E ATIVIDADES NO 2º ANO CARGA HORÁRIA NÚMERO DE CRÉDITOS
SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA 60 2 (*)
TÓPICOS ESPECIAIS EM MEDICAMENTOS 60 2 (*)
ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO (1) 120 4 (**)
TREINAMENTO EM SERVIÇO (2) 1020 34 (**)
 
(*) = créditos teóricos
 
(**) = créditos práticos
 
(1) = atividade de pesquisa
 
(2) = atividade de extensão (assistência)
 
5.2. Pesquisa – exercícios de investigação que instrumentalizam os residentes em Farmácia na formulação da Monografia de conclusão do Curso.
 
5.3. Extensão – ações e atividades, na comunidade tendo como referência as unidades de saúde selecionadas como polo da residência. Os residentes desenvolverão projetos de extensão que incorporem ações de planejamento, execução e avaliação em saúde.
 
1. Clientela:
 
Estará apto a inscrever-se o candidato graduado em Farmácia, Farmácia Industrial e Farmácia Bioquímica, com até 10 anos de conclusão do curso de graduação no período de inscrição.
 
2. Regulamento:
 
Este regulamento específico obedece às resoluções que regem os cursos de pós-graduação “Lato Sensu” da UFF, e estará automaticamente adequado à(s) nova(s) resolução(ões) toda vez que estas sofrerem alteração ou forem revogadas.
 
3. Número de Vagas:
 
Serão oferecidas 40 vagas divididas em 20 vagas para R1 e 20 vagas para R2.
 
4. Critérios de Seleção:
 
A seleção ocorrerá em 2 (duas) fases:
 
A 1º fase se constituirá de prova escrita, de caráter eliminatório, cuja nota mínima deve ser de 7.0 (sete) inteiros. O candidato aprovado nesta passará para a próxima fase;
 
A 2º fase se constituirá de análise de curriculum vitae e entrevista, por no mínimo, 2 (dois) entrevistadores, objetivando a classificação.
 
A média final será obtida pela média ponderada das três etapas.
 
5. Duração do Curso:
 
O curso terá duração de 24 meses, com carga horária total de 3180 horas assim distribuídas: 240hs (pesquisa), 900hs (ensino) e 2040hs (extensão).
 
6. Local de Realização:
 
As aulas teóricas serão ministradas, em geral, na Faculdade de Farmácia/UFF e o treinamento em serviço será feito em umas das unidades de saúde do MS no RJ. Atualmente as vagas estão assim distribuídas:
 
UNIDADES R1 R2
HOSPITAL DOS SERVIDORES DO ESTADO 4 -
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO 4 4
HOSPITAL DE CARDIOLOGIA DE LARANJEIRAS 1 2
INSTITUTO DE TRAUMATO-ORTOPEDIA 1 2
INSTITUTO PHILIPPE PINEL 2 1
CENTRO PSQUIÁTRICO PEDRO II 2 2
HOSPITAL DE IPANEMA 1 2
HOSPITAL DO ANDARAÍ 2 3
HOSPITAL RAPHAEL DE PAULA E SOUZA 1 2
HOSPITAL DA LAGOA 2 2
 
7. Critérios de Avaliação do Aluno:
 
Para a obtenção do título de especialista o aluno deve obter grau 7,0 em todas as disciplinas e apresentar monografia de conclusão de curso, a ser avaliada por banca examinadora composta por, no mínimo, 3 (três) professores credenciados possuidores de, no mínimo, título de mestrado.

Rua México, 128 - 9º andar - Centro - Rio de Janeiro - CEP: 20.031-144 - Tels: 3985-7501 e 3985-7400
NERJ © Copyright 2004 - todos os direitos reservados